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MELHORES MOMENTOS DA APAS SHOW 2017 – CARNES E PROCESSADOS

Na primeira semana de maio, aconteceu em São Paulo a feira APAS Show – o principal evento brasileiro voltado ao setor varejista. Por lá, empresas de todos os segmentos procuram mostrar seus produtos e serviços para seus atuais e possíveis clientes. É um evento bastante tradicional no Brasil, que conta com a participação das principais empresas brasileiras – e, tradicionalmente, é o momento escolhido para o lançamento oficial de produtos.

Como já havia feito com a FISA 2016, eu rodei os pavilhões observando os lançamentos de alimentos de empresas de diversos portes. Todo o tipo de produto estava por lá: de bolos prontos a guloseimas, de vinhos a cerveja para cachorro, todos os tipos de queijo, pães, carnes e biscoitos. É uma festa para quem se interessa em inovação de alimentos!

Eu estive na feira no primeiro e segundo dia a convite do nosso cliente Docile – uma empresa jovem, bem estruturada e bastante preocupada com a Qualidade e Inovação. Aos colegas e amigos da Docile, meu muito obrigada pelo convite e pela recepção nestes dois dias de feira! Enquanto estive no stand, fiquei sabendo que a empresa está se preparando para um lançamento inovador que me deixou muito curiosa (e até ansiosa!). Contudo, esse vocês terão que esperar, não posso contar por enquanto 😉

Para facilitar a leitura, vou dividir os lançamentos conforme a sua categoria de produtos. Se você não foi à Apas Show ou se não pode visitar todos os stands, vem comigo nesta viagem pela inovação de alimento no Brasil (versão 2017!):


CARNES E PROCESSADOS

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Uma das empresas mais queridas por quem busca uma alimentação saudável e com consciência, a Kōrin lançou na APAS Show 2017 um hambúrguer orgânico sem nenhum ingrediente além de carne (nem sal). Uma delícia que me foi apresentada pela visionária Samaria Lemes, Coordenadora de Desenvolvimento de Novos Produtos da empresa.

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Além do hambúrguer, havia um paté de fígado de frango – delicioso, cremoso, de encher a boca – uma alternativa humana ao famigerado fois gras, que vem sendo abolido de cidades ao redor do mundo, em prol do bem-estar animal.

A Kōrin é um belíssimo contraponto à lógica hiperindustrial que vem tomando conta do nosso setor cárneo nos últimos 15 anos (a que eu assisti de camarote, afinal trabalhava justamente neste mercado). Foi emocionante conversar com os vendedores, que me contaram sua trajetória com os supermercados: de nem saberem o que era o produto, e que conceito maluco era aquele, para não conseguirem mais atender à demanda.

Era visível: o stand estava sempre lotado. Palmas para os visionários da Kōrin, que foram capazes de assumir o risco inicial para colher os frutos no presente.

 

Seguindo esta linha, o Grupo Vibra também traz uma preocupação com o uso de ingredientes mais naturais e em menor número nas suas linguiças frescais da linha Temperos do Mundo, com sabores típicos de países. Ponto para a empresa que começou a diversificar a linha, hoje predominantemente de cortes.

Gostei muito de ver que a empresa está empregando um processo bem artesanal e cuidadoso na preparação do condimento que usa para a linguiça que faz homenagem ao Uruguai. O chimichurri é deixado macerando em azeite de oliva por 3h antes de ser usado na produção – um pré-preparo que parece simples, mas que também vai na contra-mão da lógica hiperindustrial de alta produtividade.

 


A matéria sobre a Apas Show 2017 continua com:

CHOCOLATE E OUTRAS COISAS DOCES DELICIOSAS

PRODUTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS

BEBIDAS NATURAIS E OUTRAS COISAS LÍQUIDAS BACANAS


Tem perguntas? Talvez você queira ler as nossas Perguntas Frequentes a respeito desta série da APAS SHOW 2017.

Sobre Cristina Leonhardt

Mãe, viajante, escritora e apaixonada por inovação. Fundadora do site Sra Inovadeira e co-fundadora da Tacta Food School, onde atua como Diretora de Inovação para projetos de Gestão Estratégica de P&D e Desenvolvimento de Produtos. Mentora da Terra Accelerator. Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor: pode me adicionar no Linkedin
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