• Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.

SRA INOVADEIRA: FAÇO ESPECIALIZAÇÃO DE P&D OU QUALIDADE?

Nesta nova coluna , às sextas-feiras, eu respondo às perguntas que me foram feitas durante a semana anterior. Tem alguma pergunta sobre inovação, pesquisa e desenvolvimento de alimentos? Manda para mim no contato@srainovadeira.com.br que eu seleciono as melhores perguntas e publico nesta coluna.

PERGUNTA

Veio do Paraná a pergunta sobre os caminhos a seguir daqui para a frente. Nossa leitora trabalha em P&D e Qualidade e gostaria de fazer uma especialização – mas não sabe para que lado ir. Gosta mais de P&D, mas percebe que Qualidade tem mais movimentação.

E então: faço especialização de P&D ou Qualidade?

 

SRA INOVADEIRA RESPONDE

É muito comum que a área de Qualidade seja a responsável pelo P&D em empresas de alimentos de porte pequeno (e até algumas médias). Conforme o caso, a sobreposição de atividades se mantém durante bastante tempo, e pode nunca surgir o lindo e amando departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.

Quando surge, como no caso da colega, algumas vezes ele surge com este nome – Departamento de P&D e Qualidade. O profissional formado nesta base múltipla tem a vantagem de poder exercitar músculos diferentes, que irão lhe aumentar o escopo de atuação. Quando atua em Qualidade e P&D, o profissional exercita a sua visão sistêmica e varia o seu repertório.

Por outro lado, pode ficar sempre a dúvida no ar: será que eu me dou melhor no P&D ou na Qualidade? Na hora de decidir onde investir (fazer especialização, buscar novo emprego, comprar livros), para que área eu deveria pender?

Esta semana, a resposta vem no vídeo. Dá uma olhada.

Se você se interessa por esta integração entre P&D e Qualidade, encontre aqui todas as entregas que P&D precisa fazer para dar como REALMENTE finalizado um projeto de desenvolvimento de produtos. Ah, e passa neste texto meu no Food Safety Brazil para saber porque Segurança de Alimentos é praia de P&D, sim, senhor!

Gostou do vídeo? Lembre-se de curtir  e se inscrever no nosso canal no Youtube! Vem muito mais por aí!

Sobre Cristina Leonhardt

Mãe, viajante, escritora e apaixonada por inovação. Fundadora do site Sra Inovadeira e co-fundadora da Tacta Food School, onde atua como Diretora de Inovação para projetos de Gestão Estratégica de P&D e Desenvolvimento de Produtos. Mentora da Terra Accelerator. Eu quero que você alcance todo o potencial de inovação que existe dentro da sua empresa de alimentos. Se conseguirmos criar um produto diferenciado, não teremos mais consumidores. Teremos uma legião de fãs. Quer me conhecer melhor: pode me adicionar no Linkedin
Adicionar a favoritos link permanente.

5 Comments

  1. E Marketing? Pelo que leio aqui, seria bem complementar para a área de P&D. Mas será que vale a pena, por ser algo meio fora da engenharia? Ou vale a pena, não estando em P&D?
    Obrigada

    • Sra Inovadeira

      Oi, Alissar, para mim marketing super complementa a visão técnica de engenharia. Gestão empresarial também é uma boa. Dependendo de com que você trabalha, o que vc aprendeu de engenharia na faculdade pode ser suficiente técnica para a sua carreira.

  2. Amei o vídeo! Tbm tenho muita dúvida em relação a especialização, trabalho na qualidade mas sempre tive contato com P&D pela questão de matérias primas e embalagem e desde então tenho vontade de realmente atuar na área. Infelizmente na cidade que eu moro não existe pós direcionada para P&D ;/

    • Sra Inovadeira

      Oi, Mariana, que feliz que fiquei com seu comentário! De onde você é? Quem sabe tem um curso meu próximo a você e vocêe pode ter um gostinho do que é esta área tão fascinante?

      • Olá Cristina, sou de Fortaleza, conheci seu parceiro Dafne esse fim de semana realizando o curso de gestão de fornecedores. Estou me programando para me mudar para São Paulo no fim do ano e estou olhando as pós do Instituto Maua e do SENAI para decidir o que vou fazer e se Deus quiser conseguir um vaga na area de P&D. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Receba a planilha exclusiva e gratuita para Gestão de Projetos de P&D!

    E mais: participe da comunidade privada de +4000 visionários de alimentos que recebe dicas e insights exclusivos. Sem spam. Só inovação.